
O Nintendo 3DS é um console portátil produzido pela Nintendo e lançado em 2011, sucessor do Nintendo DS. Tem a capacidade de produzir imagens em três dimensões sem óculos especiais e é compatível com títulos dos antecessores Nintendo DS e DSi.
O portátil tem um direcional analógico localizado acima do direcional
digital e tela superior de 3,5 polegadas com resolução de 800x240 píxeis
em modo normal e 400x240 com o 3D ativado, além de um acelerômetro e um
giroscópio. Os primeiros detalhes foram revelados durante a Electronic Entertainment Expo de junho de 2010. Tanto no Brasil como em Portugal, foi o primeiro console da empresa a ser integralmente traduzido ao português local.
Características:
O Nintendo 3DS usa uma tela com tecnologia que permite ver imagens em
3D sem óculos, que envia duas imagens com ângulos ligeiramente
diferentes para cada olho, causando um efeito chamado auto estereoscopia.
Esse efeito ocorre quando enxergamos duas imagens idênticas
ligeiramente deslocadas, porem em pontos estratégicos. Ao juntar essas
duas imagens, o cérebro forma uma terceira imagem, a qual nos dará a
sensação de tridimensionalidade. O efeito 3D gerado será de profundidade
e de tridimensionalidade para fora da tela. O princípio do 3D do
console da Nintendo está justamente na visão estereoscópica que ocorre
com o efeito de paralaxe, que é uma forma de enganar o cérebro
utilizando objetos de tamanhos diferentes e com velocidades diferentes
para criar um aspecto de profundidade. O uso 3D do portátil não é
recomendado para crianças menores de 7 anos por atrapalhar o
desenvolvimento da retina, porém o uso da funcionalidade de controle dos pais permite o bloqueio
do 3D. Além disso, o portátil conta com um controlador da intensidade
de 3D, que permite aumentar ou diminuir o grau de efeito 3D até deixá-lo
nulo, em 2D.
O console também possui um botão direcional deslizante que permite
navegar, de forma confortável, para frente, trás, direita, esquerda e
qualquer diagonal. Também inclui um acelerômetro e um giroscópio que
permitem detectar movimentos do portátil.
Apesar de parecer simples é bem complexa, por isso não é tão comum vermos tecnologias usando essa mesma ideia.
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