sábado, 29 de junho de 2013

Sobre o Wii U

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O Wii U é console de videogame da Nintendo. Foi apresentado na Electronic Entertainment Expo (E3) em 7 de junho de 2011 como o sucessor do Wii. Logo após o anuncio houve uma queda de 5,7% nas ações da Nintendo,9 uma grande baixa que não ocorria desde o lançamento do Wii em 2006. No sistema on-line, uma mudança perspectiva já revelada é sistema de contas únicas dos usuários, abandonando os Friend Codes do Wii.

O Wii U foi lançado em 18 de Novembro de 2012 na América do Norte, 30 de Novembro na Europa e em 8 de Dezembro no Japão. No Brasil, seu lançamento oficial está previsto para o final de 2013. Através de importadores, no entanto, o produto já está disponível. Sua classificação em geração é controversa, alguns afirmam que é de oitava geração, rumores esses que apareceram logo depois do seu lançamento quando não se conhecia as especificações técnicas do console;  . Logo depois algumas fontes afirmaram, com base nas especificações técnicas do console que ele se enquadraria de melhor forma na sétima geração, principalmente por sua similaridade de poder computacional, potência gráfica, com a sétima geração.

História:
O console foi concebido em 2008, após a Nintendo reconhecer várias limitações e desafios do Wii, como a percepção geral de que o produto era orientado exclusivamente para o público casual. Com o Wii U, a Nintendo espera atrair os jogadores hardcore de volta. O designer de jogos Shigeru Miyamoto admitiu que a falta de capacidades de alta definição (HD) e a infraestrutura limitada de rede do Wii também contribuíram para que o sistema fosse tratado de maneira separada em relação aos seus concorrentes, o Xbox 360 e o PlayStation 3. Foi decidido que um eventual novo console necessitava de importantes mudanças estruturais.
Dentro da Nintendo, houve muito debate sobre o sucessor do Wii, e o projeto foi abandonado e reiniciado várias vezes. O conceito de uma tela sensível ao toque inserida dentro do controle foi inspirada pela luz azul do Wii que indicava novas mensagens. Miyamoto e sua equipe queriam incluir uma tela pequena para fornecer informações adicionais aos jogadores (de forma similar à VMU do Dreamcast). Em fases posteriores do desenvolvimento, a tela foi ampliada para acomodar um jogo inteiro, conceito que foi sugerido, mas não viável financeiramente, no começo do projeto.
Características do Wii U:
O console será compatível com a CryEngine 3 e a Unreal Engine 3. Joel Bylos, produtor da Funcom elogiou o Tablet Controller do Wii U e disse que o tablet é excelente para jogos massivos. Na E3 de 2012, Reggie Fils-Aime declarou que o Wii U suportará dois Wii U Gamepad, mas a exibição de quadros cai para 30 por segundo. O Wii U estará disponível em duas cores: preto (Deluxe Set) e branco (Basic Set)
Além de introduzir novas formas de jogar, o Wii U também oferece aos usuários uma variedade de jogos e recursos para melhorar a experiência geral:
  • Wii U Gamepad: O controlador de Wii U Gamepad possui uma tela sensível ao toque e também pode funcionar como infravermelho remoto da TV, se os usuários estão assistindo TV ou jogando um jogo. Assim como para jogos, o gamepad também possui travas de região funcionando da mesma forma que as travas de regiões para jogos.
  • Near Field Communication (NFC): O Wii U Gamepad tem a capacidade de comunicar sem fios com objetos que são mantidos acima dele. Isto permite uma variedade de novas possibilidades interessantes para jogos e actividades.
Configurações do Wii U
  • Peso:1,5kg
  • Tamanho:Cerca de 4,7 centímetros de altura, 26,5 cm de profundidade e 17 centímetros de comprimento.
  • CPU: IBM "Expresso" 1,25 GHz / Triple Core
  • GPU: Custom AMD GPU "Latte" semelhante a 4650/4670 com algumas funcionalidades limitadas, rodando a 550Mhz;
  • 2GB RAM DDR3, memória Hynix, que traz uma velocidade de escrita máxima de 12 GB/s, da qual se acredita que metade (1GB) seja usado para o sistema operacional do aparelho, e o restante (1GB) para jogos.
  • Armazenamento: Wii U usa uma memória flash interna, tendo duas versões: 32gb e 8gb, que apos as instalações e atualizações obrigatórias do sistema operacional apresenta 25gb e 3gb livres, respectivamente. Exigindo a necessidade de compra de um HD externo, limitado a USB 2.0 já que o wii U não suporta USB 3.0; se o usuário tiver intenção de comprar 2 ou mais jogos digitais, considerando jogos com 20gb ou mais, caso do Lego City Undercover (22GB).
  • Mídia:Utiliza a memória interna do Wii U e também discos ópticos de camada única que comporta 25GBs ou de dupla camada que comporta 50GBs,também consegue ler os discos ópticos do Nintendo Wii, não é compatível com os discos ópticos de Nintendo Game Cube, sem suporte a DVD e Blu Ray.
  • Conexão com Internet:Wii U pode acessar a Internet via conexão sem fio (IEEE 802.11b/g). O console possui quatro conectores USB 2.0 - duas na frente e dois na parte traseira - que suportam adaptadores Wii LAN, vendido separadamente, ou seja, para conexão em rede com fio é necessário a compra de um adaptador.
  • Wii Compatibilidade:Quase todos os softwares e acessórios do Nintendo Wii pode ser usado com o Wii U.
  • Áudio:Usa seis canais de saída PCM linear via HDMI ® conector ou saída analógica através do Multi AV Out conector.
  • Vídeo:Suporta 1080p, 1080p 3D, 1080i, 720p, 720p 3D, 480p e 480i. Cabos compatíveis incluem HDMI, Wii D-Terminal, Wii Vídeo Componente, RGB da Wii, Wii S-Video AV estéreo e Wii AV.
  • Controladores:O Wii U console é capaz de suportar dois controladores de Wii U Gamepad, até quatro Wii Remote (ou Wii Remote Plus) controladores ou controles do Wii U Pro e acessórios Wii como o Nunchuk, Classic Controller e Wii Balance Board.

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